Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Iveco concentrará na Espanha a fabricação de caminhões pesados, perdendo a de veículos especiais

O grupo CNH Industrial ao que pertence o construtor de veículos Iveco e de veículos militares Iveco Defence anunciou atividades de reestruturação das suas plantas em Espanha. Iveco tem duas fábricas em Espanha de fabricação de veículos comerciais em Madrid e Valladolid. CNH anunciou que a Iveco focalizará as instalações em Madrid e Valladolid na produção de caminhões pesados civis, o que implica trazer produção de Itália, respondendo por faixas como o Stralis ou Trakker, este último com versões para uso militar.

Pelo contrário, em Madri, a fabricação de veículos especiais deve ser descontinuada para serem montados na fábrica de Piacenza, na Itália. Entre eles. Os veículos militares, que também passarão a serem fabricados na unidade que a Iveco Astra tem em Piacenza, responsável daqueles empregados para minas e proteção civil. Em Valladolid também era fabricado o furgão industrial Daily, na sua versão de chassis cabine, a qual vai passar a ser fabricada em Suzzara, Itália. De esta maneira, Madri vai se dedicar exclusivamente aos Stralis e Trakker, pois as predições da firma estimam que a demanda por estes deva aumentar, e Valladolid será um centro de excelência para a construção de cabines de veículos industriais pesados.

Para que as duas plantas espanholas possam aumentar o seu ritmo de produção de caminhões, será requerido um investimento de quantia não especificada. Segundo o jornal Expansión, a medida tem sido recebida com descontentamento por parte do. Sindicatos nas duas plantas, os quais acreditavam não ter que renunciar à fabricação de nenhum tipo de veículo, e ainda que a construção das unidades especiais fosse transferida a Valladolid, necessitando de carga de trabalho, até o ponto de estar afetado por uma denominada Expediente de Regulação de Emprego (ERE).

Estas decisões respondem a Programa de Eficiência 2014 da empresa que tem como objetivo aumentar a especialização de cada planta e aumentar a produção. Iveco é um fornecedor regular das Forças Armadas espanholas, particularmente o Exército, que tem um grande número de caminhões de diversas categorias, sendo esperado que continue incorporando novas versões. (JNG)


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.