Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Itália pondera desfazer-se dos seus sistemas de artilharia M109L

O Exército Italiano através da Agência da Indústria de Defesa AID (Agenzia Industrie Difesa) do Ministério da Defesa Italiano poderá estar a considerar realizar a alienação de parte ou da totalidade dos sistemas auto-propulsados de artilharia de campanha sobre lagartas BAE Systems M109AL de 155 mm e 39 calibres operados pelo 21° Regimento de Artilharia de Campanha "Trieste" da Brigada Blindada "Pinerolo", e pelo 24° Regimento de Artilharia de Campanha "Peloritani" da Brigada Mecanizada "Aosta". Estima-se que alguns países do Médio Oriente ou da América Latina poderão demonstrar algum interesse na aquisição dos sistemas de artilharia Italianos.

A artilharia de campanha do Exército Italiano emprega também sistemas auto-propulsados sobre lagartas Krauss-Maffei Wegmann (KMW) PzH 2000 de 155 mm e 52 calibres, lançadores de foguetes múltiplos Lockheed Martin M270, peças rebocadas BAE Systems Bofors FH-70 de 155 mm e 39 calibres e peças rebocadas OTO Melara M56 de 105 mm e 14 calibres. O Exército Italiano prevê modernizar parte ou a totalidade dos FH-70 através da instalação do sistema de navegação Selex ES FIN 3110, do sistema digital de pontaria e cálculo do tiro Selex ES LINAPS (Laser INertial Automatic Pointing System), de um calculador digital balístico, mas conservando a unidade de energia auxiliar empregue na sua movimentação logística.

Os M270 italianos são submetidos a um programa de actualização conduzido pela Alemã Bundesamt für Ausrüstung, Informationstechnik und Nutzung der Bundeswehr (BAAINBw) e realizado pela Krauss-Maffei Wegmann e os seus parceiros Thales, Airbus Defence and Space e Sagem, e que compreende a integração de um módulo de lançamento para 6 foguetes guiados com carga explosiva unitária M31 da Lockheed Martin, e a instalação de um moderno sistema de controlo de fogo que incorpora entre outras tecnologias o sistema de navegação Sagem SIGMA 30 assistido por uma unidade de posicionamento via satélite que é baseado na tecnologia SAASM (Selective Availability Anti-Spoofing Module). (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Sistema de artilharia de campanha PzH 2000 do Exército Italiano durante o exercício Trident Juncture 2015 (NATO/Local PAO Capo Teulada Esercitazione).


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.