Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Índia encomenda a Boeing helicópteros Apache e Chinook por 3.100 milhões de dólares

A empresa Boeing confirmou a assinatura de um contrato com o Ministério de Defesa da Índia para a venda à Força Aérea desse país 22 helicópteros de combate AH-64E Apache e 15 helicópteros pesados de transporte CH-47F Chinook por um montante de 3.100 milhões de dólares. O fornecimento dessas aeronaves será realizado combinando os créditos privilegiados estadunidenses Foreign Military Sales (FMS) e as vendas do fabricante, estando previsto começar as entregas em 2018.

A aquisição através de empréstimos FMS estaria relacionada com a publicação pela Agência Norte-Americana para a Defesa Cooperação de Segurança (DSCA) de um pedido da Índia de 2010, no qual o governo deste país pedia a venda de 50 motores General Electric T700-GE-701D, mísseis Hellfire, mísseis Stinger, peças, treinamento e apoio logístico para 22 helicópteros Apache. Mesmo assim, os helicópteros não foram incluídos devido a que eles seriam fornecidos como uma venda comercial, direta da Boeing, cuja aquisição foi aprovada pelo governo asiático em agosto de 2014.

Esta notícia surpreende parcialmente, pois a Índia está promovendo ativamente a sua política de compra de produtos fabricados localmente, de acordo ao lema “Make in India”. Ao menos, algumas seções da fuselagem dos Chinooks positivamente serão fabricados pela subsidiária que a Boeing mantém nesse país. (José Maria Navarro Garcia)


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.