Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

India aprova aquisição de mísseis para os seus submarinos

(defensa.com) O Conselho das Aquisições de Defesa da Índia ou DAC (Defence Acquisition Council) aprovou a intenção de contratar 22 mísseis anti-navio e de ataque terrestre Boeing Defence, Space & Security UGM-84L Harpoon Block II para os seus submarinos de ataque da Classe Shishumar. A Marinha Indiana opera hoje 4 submarinos de propulsão convencional HDW Class 209/1500 contratados à Alemã ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) em 1981 e recebidos entre 1986 e 1994 (os INS Shishumar, INS Shankush, INS Shalki e INS Shankul), dois dos quais construídos na India pela Mazagon Dock Limited (MDL) através de pacotes de materiais recebidos da Alemanha.

A aquisição dos mísseis foi anteriormente solicitada pela Índia ao Departamento de Estados dos Estados Unidos, este que através da DSCA (Defense Security Cooperation Agency) determinou a aprovação de um possível fornecimento à Índia por via do procedimento de vendas militares ao exterior ou FMS (Foreign Military Sale) de 22 mísseis, incluindo 12 exemplares de treino UTM-84L Harpoon Block II e ainda equipamentos e serviços associados por um montante estimado em 200 milhões de dólares, remetendo em Julho de 2014 a decisão final ao Congresso dos Estados Unidos.

As autoridades Indianas tinham já adquirido no passado aproximadamente 50 mísseis AGM-84L Harpoon Block II para as aeronaves de reconhecimento e patrulha marítima de longo raio de ação P-8I Poseidon da Marinha Indiana e para os caças de interdição marítima Jaguar da Força Aérea Indiana. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: As autoridades da Índia deram luz verde à aquisição de mísseis anti-navio UGM-84L Sub-Harpoon Block II (U.S. Navy/Seaman Jacob Shankle).


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.