Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

H145M da Airbus Helicopters recebe certificação da EASA. As entregas para a Bundeswehr começam ainda este ano

A Agência Européia para a Segurança Aérea (AESA) certificou o Airbus Helicopters H145M, abrindo o caminho para a homologação militar e duas entregas iniciais deste helicóptero bi-motor multi-função antes do final do ano. O primeiro cliente - as Forças Armadas alemãs (Bundeswehr) - emitiu uma ordem por 15 helicópteros para a Força Aérea do país. A segunda entrega a um cliente desse modelo - a Royal Thai Navy - começará em 2016.

O H-145M é derivado do H-145 de Airbus Helicopters (antes EC145 T2). O peso máximo de decolagem aumentou para 3,7 toneladas, e entre os equipamentos missão conta-se entre outros com conjuntos de pinos para a montagem de armas de fogo, a possibilidade de transportar armas em recipientes exteriores, sensores eletros-ópticos e infravermelhos de pontaria, além de sistemas aviônicos militares para a comunicação, navegação e gestão de voo. Além de oferecer sistema de rapel para operações especiais, os técnicos aperfeiçoaram a capacidade de sobrevivência global da tripulação por meio de proteção balística, tanques de combustível auto-selante e auto-proteção em combate eletrônico contra mísseis.

O novo H145M, com a robustez, baixo custo de operação e alta disponibilidade operacional da família EC145 / H145 da Airbus Helicopters é propulsado por motores Ardil-2E Turbo Meca com sistema digital de duplo canal e total controle dos parâmetros do motor (FADEC, por sua sigla em Inglês) e esta dotado de um rotor de cauda encamisado Fenestro® e caixas de câmbio para rotores principais e cauda aperfeiçoados. O peso máximo de decolagem aumentou em 50 kg, enquanto o excelente desempenho em voo pairado são cruciais para a segurança e sucesso das missões, especialmente durante operações especiais e busca e salvamento em combate.

De acordo com Manfred Merk, diretor do programa, “O H145M é preparado para uma ampla gama de operações militares, incluindo transporte, reconhecimento, busca e salvamento, apoio de fogo e evacuações de pessoal feridos. Usando uma certificação civil para H145M, perseguimos um baixo risco e abordagem de baixo custo para os nossos clientes, evitando uma qualificação militar cara e duplicada. Este processo também se beneficiou da própria certificação civil do H145 no ano passado, garantindo que os mais recentes padrões de segurança e aero navegabilidade sejam cumpridos”


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.