Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

França encomendará 450 viaturas logísticas táticas ainda em 2015

A DGA (Direction Générale de l’Armement) do Ministério da Defesa Francês prevê ainda este ano contratar um lote adicional de viaturas logísticas pesadas multi-propósito de grande-mobilidade 8x8 no âmbito do programa PPT (Porteur Polyvalent Terrestre). Esta nova aquisição compreenderá 450 unidades com cabine não blindada na versão PPLOG (Porteur Polyvalent Logistique) de transporte logístico. As entregas terão lugar entre 2016 e 2018.

Um primeiro contrato celebrado em Dezembro de 2010 com a Iveco Defence Vehicles e o seu parceiro Francês Soframe (do grupo Lohr) viu a entrega de 150 viaturas PPLOG com cabine blindada e 50 viaturas de recuperação PPLD (Porteur Polyvalent Lourd de Dépannage) com cabine blindada entregues até Junho de 2015. Um lote de 200 viaturas PPLOG sem cabine blindada foi contratado em Janeiro de 2014. O Livro Branco sobre a Defesa e a Segurança Nacional fixou como objetivo a aquisição de 1600 viaturas PPT.

Para satisfazer os requisitos do programa PPT, foi escolhido o chassis M320.45 WM da Iveco Defence Vehicles e desenvolvidas as configurações PPLOG, PPLD, PPBG (Porteur Polyvalent Benne du Génie) de transporte de caixas basculantes e PPAV (Porteur Polyvalent de l’AVant) de transporte de plataformas fixas multifunções. A frota permite o transporte de tropas, sistemas de armas e equipamentos, o reabastecimento em água e combustíveis e o pronto-socorro em qualquer teatro de operações.

O programa compreende ainda o fornecimento de atrelados RLOG (Remorque Logistique), contentores ADR EX II, peças de reposição e serviços de manutenção.

A Lei de Programação Militar 2014-2019 atualizada em 2015 prevê a incorporação durante a sua vigência de um lote inicial de 900 viaturas para permitir a substituição progressiva dos TRM 10000 e VTL (Véhicule de Transport Logistique) hoje no inventário da 1ª Brigada Logística (1re Brigade Logistique) do Exército Francês.

A empresa Francesa Marrel fornece o braço de carga telescópico Ampliroll AL16500 DM e a unidade de manuseamento de contentores Amplitainer da versão PPLOG. A JIGE International é responsável pela superestrutura de recuperação da versão PPLD.

As viaturas incorporam Sistemas de navegação, uma estação protegida Panhard Defense PL80 armada com uma metralhadora FN Herstal MAG 58 de 7.62 mm, o sistema de informação SITEL (Système d’Information Terminaux Elémentaires) da Sagem, e o rádio tático PR4G da Thales. As unidades com cabine blindada recebem ainda inibidores de transmissão e um sistema de simulação e treino. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Viatura PPLOG do Exército Francês com cabine protegida (Victor Barreira).


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.