Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

A Força Aérea Colombiana perde outro KFIR

De acordo com a própria Força Aérea Colombiana (FAC), o dia 31 de Dezembro, às 09h35min horas, avião Kfir com registro FAC 3041 cumprindo uma missão de treinamento, apresentou uma falha técnica aproximando à pista do Comando Aéreo de Combate No. 1, localizado em Puerto Salgar Cundinamarca, forçando a tripulação a realizar os procedimentos estabelecidos no manual para ejeção.

Os grupos de busca e salvamento da Instituição recuperaram o piloto, que está ileso. Na cena um organismo de controlo da Força Aérea Colombiana foi destacado, a fim de começar as investigações para determinar as causas do acidente.

Em setembro passado, informamos que a FAC está explorando alternativas para a aquisição de novos aviões Kfir biplaces para treinamento. O objetivo da investigação é repor as perdas Kfir TC-12, totalizando quatro aparelhos acidentados, perdidos nos últimos anos na FAC.

Deve ser lembrado que a Força Aérea do país atualmente conta somente com um treinador, o FAC3007, que é precisamente a substituição dos FAC3004, FAC 3003, 3005 e 3006 que foram perdidos nesses acidentes aéreos.

O interesse da Colômbia estaria pautando a conversão de um K-fir monoplace ou comprar um biplace de segunda mantido até agora em reserva operacional, depois de contatar a empresa Israel Aerospace Industries (IAI). No entanto, neste sentido, as desvantagens são bastantes, porque, atualmente, há muito poucas unidades em reserva de treinadores Kfir em todo o mundo, um em Sri Lanka e outro no Equador, sem saber o status atual dessas aeronaves e a sua disponibilidade para venda.


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.