Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

A Força Aérea Colombiana lança o seu helicóptero de Ataque “Arpía IV”

O “Arpía IV”, um moderno helicóptero desenvolvido na Colômbia com assessoria de empresas israelenses a partir do  UH-60L Black Hawk, será entregue pela Força Aérea Colombiana no Comando Aéreo de Combate No. 5 ,CACOM -5, em   Rionegro, Antioquia. Este helicóptero é o primeiro que possui a Força Aérea Colombiana para portar mísseis anti tanque guiados da firma israelense Rafael Advanced Defense Systems, contando com um espectro de alternativas que vai desde os Spike Nlos com 25 km de alcance, os Spike ER,  de 8 km de alcance, até os LR, de 4 km, além de contar com modernos sistemas eletrônicos,  como o   Toplite III e os capacetes  Anvis/Hud-24.

O “Arpía IV” apresenta melhoras substanciais  a respeito  da proposta anterior, denominada “Arpía III”, a qual somente estava armada com foguetes LAU-19 de 70 mm e ametralhadoras  GAU-19 de 12,7 mm.

A aposta inicial da FAC é a de contar com 12 destes helicópteros de ataque , com a possibilidade de elevar esta quantidade a 24 exemplares, os quais deveriam ser divididos em três esquadrões de 8 helicópteros cada um, a fim de ser desdobrados  na diferentes fronteiras com a Colômbia, no menor tempo possível. (Carlos Vanegas, correspondente na Colômbia do grupo Edefa)


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.