Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

A Força Aérea Brasileira converte Cessna Caravan Cargueiros em unidades aero médicas

Dois aviões Cessna Grand Caravan da Força Aérea Brasileira C-98 A configurados previamente para o transporte de carga - sobre um total de 4 exemplares selecionados- foram modificados no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa Minas Gerais (que se especializa na manutenção deste modelo e do T-27 Tucano), para operar como unidades aero médicas de terapia intensiva no deslocamento de feridos graves e muito graves, desde ou rumo a posições de muito difícil acessibilidade.

Após as reformas, as aeronaves foram transferidas para bases em Belém e Manaus. Dois outros aviões da FAB semelhantes estão se adaptando da mesma maneira. Tal como aconteceu com os velhos DC-3/C-47 , existem localidades em área selvática que são acessíveis apenas cumprindo requisitos operacionais de aeronaves muito robustas e austeras. Com quase 40 unidades, o Caravan, com o Bandeirante, é a mais numerosa aeronave de transporte na FAB, seguida pelo EMB-120 Brasilia. (Javier Bonilla)


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.