Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Exército tailandês encomenda seis EC145 T2

O Royal Thai Army assinou contrato com a Airbus Helicopters para o fornecimento de seis helicópteros EC145 T2. As aeronaves serão configuradas para transporte VIP, atendendo aos requisitos do programa Light Utility Helicopter Type II, e as entregas começarão em 2016.

Os helicópteros vão começar a chegar no próximo ano para se juntar-se a outros aparelhos Airbus Helicopters fornecidos para a Tailândia, como os helicópteros armados AS550 C3 vendidos em 2014 e os UH-72A Lakota que comprou recentemente. Seis unidades foram adquiridas em dezembro de 2013 pelos créditos FMS através do Exército dos Estados Unidos no valor de US $ 77 milhões. Em outubro do ano passado Tailândia anunciou sua intenção de adquirir nove helicópteros Lakota no valor de 89.000.000 €, mais uma vez através de créditos dos Estados Unidos via FMS.

O UH-72A Lakota é uma versão do EC145 desenvolvido pela subsidiária americana da Airbus EADS North América para atender uma exigência do Exército e da Marinha dos EUA. O EC145 T2 é dotado de piloto automático de quatro eixos, e seu peso máximo de decolagem é de 3,65t; utiliza motores Turbomeca Arriel 2E, dotados do sistema de controle digitalizado (FADEC) dual para a sua vigilancia e configuração do rotor de cauda carenado ou fenestron habitual em muitos helicópteros da Airbus. Esta configuração resulta em maior segurança operacional tanto em pousos como decolagens, bem como para o pessoal que entra ou sai da aeronave, enquanto os motores estão funcionando. (JNG)


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.