Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

O Exército espanhol lança o último míssil antiaéreo Roland, bem como o primeiro Mistral ar-ar desde um helicóptero Tigre HAD

No campo de tiro do Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA) de Médano del  Loro foram alcançados dois novos registros históricos na área de mísseis. O primeiro foi o último lançamento do sistema de defesa aérea Roland, dada a baixa iminente desse sistema no exército depois de atingir o fim de sua vida operacional. O Roland é um sistema de defesa aérea que o Exército emprega a partir do  chassis  do tanque de guerra AMX-30 pelo Regimento de Artilharia Antiaérea (RAAA) No. 81.

O 10 de março foi realizado este último lançamento, depois de ter sido escolhido o Patriot como o seu substituto no RAAA No. 81, depois de ser recebido na unidade  em 1994. O Roland possui um alcance de seis e um teto de serviço de três quilômetros, estando em serviço até agora, umas 18 unidades, algumas em  versão todo tempo equipada com radar, e outras em   versão  denominada tempo claro, dispondo de equipamento eletro óptico para monitoramento do alvo.

Outro marco histórico foi o lançamento de um míssil ar-ar Mistral desde um helicóptero de combate Tigre na versão HAD (apoio e destruição de helicóptero) em voo pairado e diurno. O lançamento teve lugar por ocasião do exercício antiaéreo que  reuniu em Medano del Loro a todas as unidades do Exército que operam o sistema Mistral e que se desenvolveu entre os dias 9 e 13 de março. O exercício foi organizado pelo Grupo de Artilharia Antiaérea II da RAAA # 71 durante o seu desenvolvimento e foram lançados 33 desses mísseis. (JNG)


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.