Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

ENAER e Alenia assinaram um acordo de cooperação em conjunto para construir uma aeronave de instrução para Chile

Durante uma semana cheia de recebimento de ministros estrangeiros em visita oficial ao Chile, também chegou a ministra da Defesa italiana, Roberta Pinotti, para visitar à ENAER e a Escola de Aviação. Na quinta-feira anterior, o ministro da Defesa chileno, Jorge Burgos, junto a sua homóloga italiana, presidiu a assinatura de um importante acordo entre a ENAER e Alenia que compromete o estudo para a construção conjunta de uma aeronave de instrução.

Em julho de 2014, o Ministro da Defesa Nacional do Chile, Jorge Burgos, assinou um acordo de cooperação com a ministra italiana, que substituiu os até então existentes, enfatizando o desenvolvimento de um planejamento de vários anos entre os dois países e também a análise de questões relacionada às políticas de Segurança e Defesa; pesquisa e desenvolvimento; apoio logístico; operações humanitárias e de manutenção da paz; e organização das Forças Armadas.

A visita de Pinotti ocorre após a reunião realizada por Burgos com o ministro da Defesa espanhol, Pedro Morenés, com quem assinou o ato de encerramento de um Comité Mixto Hispano-Chileno, que inclui a possibilidade de incorporar militares chilenos em operações de paz onde Espanha participe, no âmbito das Nações Unidas ou a União Européia, e ainda mantida com a do Equador, Fernando Cordero, que chegou na segunda-feira 23 de março. Finalmente no 24 de março, os três ministros, (Burgos, Morenés e Cordero) partiram para a Base Aérea de Chabunco para uma visita a Puerto Williams. Entre os temas discutidos entre Burgos e i ministro equatoriano da Defesa é a cooperação entre os estaleiros de ASMAR e ASTINAVE de Equador e Chile. Também foi analisada a troca de experiências sobre formação e educação , gênero e direitos humanos. Atualmente, existem 12 funcionários equatorianos se formando no Chile . O país também apóia a Equador no transporte e na logística para a operação da base de pesquisa equatoriana Pedro Vicente Maldonado na Antártica.


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.