Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Damen apresenta seus OPV de segunda geração

A nova geração de Navios Patrulha Offshore (OPV) re-configuráveis da Damen é altamente eficaz e extremamente versátil. O casco, no já famoso e eficiente formato de machado da Damen foi usado para estes OPV segunda geração. Devido ao design do casco, estes navios demonstraram uma capacidade marinheira superior, incluindo excepcionais acelerações com baixas elevações. Isso faz com que a embarcação seja muito confortável, mesmo em estados de mar elevados. Uma vez que o casco é projetado para reduzir a resistência à água, os novos OPVs também são muito eficientes economicamente, consumindo menos combustível e capaz de atingir velocidades de até 25/26 nós. Sua versatilidade foi reinventada baseada em três pontos, que são a nova ponte, hangar e o Multi-Mission Bay (MM Bay) na popa. A MM Bay pode ser equipada com módulos para missões tais como, contra pirataria, combate ao tráfico de drogas, guerra anti-mineração (AMW), busca e salvamento (SAR), e etc.

A MM Bay também está equipada com um RHIB (barco inflável de casco rígido) de 9 metros, que pode ser lançado sobre uma rampa de lançamento através da parte traseira do navio enquanto o OPV está navegando. Nos navios de patrulha classe Holland para a marinha holandesa, este sistema já provou ser seguro em operações com condições de mar 5. Ao contrário de outros OPV, o Centro de Comando e Controle (C2 Centre) está localizado logo atrás da ponte. Damen chama este o seu desenvolvimento do ponte  multi-missão (MM Bridge). Ambos os espaços podem ser separados por meio de uma parede deslizante cega. Os OPV são menos propensos a participar em situações de combate, tais como os enfrentados por uma fragata. Durante uma missão, ao abaixar a parede deslizante, a percepção da situação no Centro de Comando e Controle- C2- é melhorada, permitindo aos oficiais observar a situação com seus próprios olhos.

MM Hangar ( Hangar Multi-missão)  é capaz de armazenar um helicóptero NH-90 de 11 toneladas e um UAV (veículo aéreo não tripulado), como o Boeing ScanEagle. O MM Hangar foi concebido de modo a que a tripulação do navio possa operar o helicóptero ou o UAV sem ter que mover um ou outro. Além disso, há espaço para armazenar peças de reposição e uma oficina tanto para o helicóptero como para o UAV. A segunda geração de OPV está disponível como modelo padrão em quatro tamanhos: 75 m. e 1.400 ton., 85 e 1800, 95 e 103 e 2.400 e 2.600 toneladas. O grupo Damen Shipyards tem 32 estaleiros de construção e reparação naval, que empregam 9.000 pessoas em todo o mundo. O grupo já forneceu mais de 5.000 navios para mais de 100 países e fornece anualmente cerca de 160 barcos a clientes no mundo inteiro.


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.