Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Corveta Turca TCG "Buyukada" integra força naval CTF-151

(defensa.com) A corveta F-512 TCG "Büyükada" da Marinha Turca (Turk Deniz Kuvvetleri) integrou a força marítima combinada multinacional CTF-151. O navio da Classe-Ada zarpou da Base Naval de Golcuk no passado dia 18 de Janeiro a caminho do Oceânico Índico, onde até Abril desempenhará no Golfo de Áden e ao largo costa da Somália missões de patrulha e vigilância no âmbito das operações de combate à pirataria marítima. Durante o período da missão, o navio de combate de superfície participará ainda no exercício multinacional "Aman 2015" da Marinha do Paquistão e nas manobras militares "Eagle Resolve 2015" no Kuwait.

A projeção do navio permite também reforçar os laços políticos e militares com nações da região e contribui para promover a indústria militar Turca, já que este e diversos sistemas de armas instalados são de desenvolvimento e produção local.

A corveta embarca um helicóptero naval multimissão Sikorsky Aircraft Corporation S-70B2 Sea Hawk.

A TCG "Buyukada" recebida em Setembro de 2014 é a segunda de duas corvetas do tipo MILGEM-S (Milli Gemi, ou Navio Nacional) construídas no Distrito de Pendik em Istambul pelo estaleiro ?stanbul Tersanesi Komutanl???, depois da F-511 TCG "Heybeliada" entregue em Setembro de 2011. O mesmo estaleiro realiza atualmente a construção dos navios F-513 TCG "Burgazada" e F-514 TCG "Kinaliada". Um segundo lote de quatros corvetas conhecidas por MILGEM-G deverá ser contratado. Estes navios que formarão a Classe-I incorporarão diversas modificações incluindo lançadores verticais de mísseis superfície-ar Raytheon RIM-162 ESSM.

A corveta com um deslocamento de 2300 toneladas para um comprimento de 99.56 metros encontra-se equipada com diversos sistemas de armas de última geração, alguns produzidos localmente e outros importados de empresas do sector. O navio incorpora entre outros sistemas o radar de busca aérea Thales Nederland SMART-S Mk2, o sistema de gestão de combate Havelsan G-MSYS, o sistema de controlo da plataforma Yaltes EPKIS, o radar de vigilância de superfície Aselsan Alper, o sensor eletro-ótico Aselsan ASELFLIR-300D, o diretor de tiro Thales Nederland STIR 1.2, o sistema de guerra eletrónica Aselsan ARES-2N, o sonar de casco e um terminal de comunicações por satélite em banda-X.

O seu armamento é constituído por mísseis superfície-ar Raytheon RIM-116 Block 1A RAM, mísseis anti-navio Boeing RGM-84 Harpoon Block II, estações de armas remotamente controladas Aselsan STAMP, o sistema de artilharia de 76mm OTO Melara Super Rapid, dois tubos duplos de 324 mm para torpedos Raytheon Mk46 Mod 5 e Mk54, lançadores de engodos anti-torpedos Ultra Electronics Sea Sentor e lançadores de engodos aéreos MKEK Kalkan.

A propulsão do tipo CODAG (Combined Diesel and Gas) é assegurada por dois motores a Diesel MTU Friedrichshafen 16V595TE90 e uma turbina a gaz GE Marine LM2500. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: A F-512 TCG "Buyukada" é a segunda de duas corvetas já recebidas pela Turquia (Cem Devrim Yaylali).


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.