Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Brasil e Timor-Leste estreitam laços em matéria de defesa

Um encontro para Fortalecer a cooperação na área de Defesa entre o Brasil e o Timor-Leste, foi o objetivo do encontro entre os ministros da Defesa do Brasil, Aldo Rebelo, e do Timor-Leste, Cirilo Cristóvão, realizado ontem, em Brasília .Cirilo ressaltou a intenção de incrementar as atividades de cooperação bilateral entre as Forças Armadas dos países sob o Acordo na área de Defesa assinado em 2010, de contar com o apoio da Escola Superior de Guerra (ESG) para o quadro docente e para a elaboração de currículos de cursos do Instituto de Defesa Nacional (IDN), e, sobretudo, de obter a cooperação específica para a implementação de programa de ensino da língua portuguesa.

A visita também serviu para fortalecer os laços de amizade entre dois países que integram a Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), conjuntamente com Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe. Também participaram da reunião, os comandantes das Forças Armadas e o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.  Pouco depois , o visitante foi recebido pelo Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, examinando a possibilidade de destacar um oficial brasileiro para prestar assessoria ao Ministério da Defesa do Timor-Leste, levando em conta a experiência da Força Terrestre brasileira. O Comandante do Exército concordou e enfatizou que esse militar poderia ajudar em projetos de engenharia, monitoramento de fronteiras, educação e em outros assuntos, e que isso tudo seria estudado mais detalhadamente.

Outras possibilidades de estreitamento de relações e de intercâmbio de conhecimento entre as duas nações foram discutidas, como a oportunidade para que militares do Timor-Leste possam ter contato com as escolas do Exército Brasileiro. Durante a conversa, foi destacada a experiência brasileira no comando da operação de paz no Haiti, que completou 10 anos, como um dos exemplos que podem ser usados como contribuição para o fortalecimento das estratégias de Defesa do Timor-Leste. (Javier Bonilla)


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.