Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

A Aviação Naval brasileira testou o Airbus Helicopters H-145

A Diretoria de Aeronáutica da Marinha coordenou entre os dias 08 a 10 de abril, em conjunto com Helibras e Airbus Helicopters, a realização de uma demonstração do helicóptero H145. A operação aconteceu na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no estado do Rio de Janeiro.

O evento foi realizado com a participação e apoio do Comando da Força Aérea Naval, da BAeNSPA e do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1). O objetivo foi levantar informações sobre o desempenho da aeronave em proveito dos estudos de exequibilidade do projeto de obtenção dos Helicópteros de Emprego Geral de Pequeno Porte.

Foram realizados voos simulando perfis de missão como Busca e Salvamento (SAR, da sigla em inglês Search and Rescue), transporte de pessoal, transporte de carga externa, além da demonstração de alguns procedimentos de emergência.

Adicionalmente, foi realizado um pouso a bordo do Navio Polar “Almirante Maximiano”, no dia 13 de abril, para a confirmação de dados de performance e interferência entre a aeronave e o hangar do navio.

A demonstração serviu para incrementar a quantidade de informações disponíveis sobre as aeronaves existentes na categoria, proporcionando um melhor conhecimento sobre as possibilidades e limitações de cada uma delas, a fim de permitir a determinação da que melhor atenderá os requisitos da Marinha do Brasil.

Outros candidatos são o AW 109 LUH e  o Bell 429 LUH. Antes da atual crise econômica  estava sendo analisada  a viabilidade de fornecimento às três forças de novos helicópteros ligeiros, embora a Marinha teve a iniciativa original. (Javier Bonilla)
Javier Bonilla)


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.