Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Airbus vai se instalar em Porto Alegre

O grupo Airbus vai investir 55 milhões de dólares para construir uma fábrica em Porto Alegre. O anúncio foi feito pelo prefeito José Fortunati, após um encontro com o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. De acordo com fontes locais, a fábrica será localizada no Quarto Distrito, na área central da capital gaúcha. O contrato deve ser assinado em 2015 e o início das operações está previsto ao longo de 2016. As negociações foram iniciadas pela Secretaria Municipal de Finanças, Jorge Tonetto, em dezembro do ano passado. 26 de maio deste ano, uma delegação contando com a presença do governador Sartori e o prefeito Fortunati, vai para Paris para uma reunião na sede da empresa. Nenhuma estimativa existe ainda do número de postos de trabalho diretos e indiretos que podem ser gerados, sendo as perspectivas muito otimistas.

De acordo com o governo municipal, Porto Alegre foi escolhida pela empresa por causa da infra-estrutura na área de processamento de dados, a presença de centros tecnológicos como Tecnopuc,em São Leopoldo (onde 120 empresas estão instaladas , incluindo os exitosos simuladores SBPA).

O primeiro projeto, explicou o secretário Tonetto é chamado Cidade Segura, que prevê, nomeadamente, comunicações de rádio Tetra, o mesmo tipo que agora utiliza a Polícia Federal. Da capital, esta poderia ser estendida para as 50 maiores cidades do estado. Segundo explicou Fortunati, os investimentos em segurança pública e vigilância por rádio são oportunidades sem precedentes no estado. "A Airbus está tentando desenvolver um novo modelo dedicado à inteligência de segurança, que vão desde centros de trekking a unidades de controle interligado. Essas tecnologias já existem na Europa e, obviamente, queremos que esses investimentos se radiquem aqui em Porto Alegre."

Funcionários municipais de Finanças e Planejamento estão estudando a melhor localização para o projeto no norte da cidade, que será apresentada à equipe da Airbus. Trata-se do 4º .. Distrito de Porto Alegre, uma antiga zona industrial da cidade, composta pelos bairros Navegantes, São Geraldo e Floresta, próximo ao porto fluvial, ferroviárias, aeroporto e à entrada da cidade, que liga mediante as pontes sobre o Guaíba, a capital do Rio Grande do Sul com o resto do estado, Uruguai, Argentina e Chile. Esta seria a segunda grande empresa multinacional dedicada à segurança e a defesa, a se estabelecer em Porto Alegre, depois que o fez anos atrás, a Elbit, associada a AEL, e, a terceira no Rio Grande, após a chegada da KMW a Santa Maria, o outro grande pólo tecnológico industrial do setor que está tomando forma na região. No Brasil, o grupo Airbus controla Helibras, mantendo unidades de negócios em São Paulo, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Brasília e Itajubá. (Javier Bonilla)

Fotografia: A área industrial de Porto Alegre, onde Airbus se instalaria


© Copy Right Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.