¿Desea recibir notificaciones de www.defensa.com?
X
Martes, 16 de abril de 2024 Iniciar Sesión Suscríbase

Airbus decide retirar o A-330MRTT da concorrência japonesa

Airbus Defence and Space decidiu abandonar a convocatória japonesa para fornecer quatro aeronaves de reabastecimento em voo, na qual participava o seu A330 Multi-Role Tanker Transport (MRTT). O gigante europeu acabou tomando esta surpreendente decisão por causa do desenvolvimento do programa, o qual considera apoiar às ofertas beneficiadas nos Estados Unidos pelos créditos do Foreign Military Sales (FMS). Mesmo sem ser citado oficialmente, o concorrente que poderia ser impulsado por este mecanismo de financiamento privilegiado seria o KC-46A Pegasus da Boeing, o principal concorrente da aeronave européia no mercado internacional.

Airbus acredita que o formato atual da competição significa que não há nenhuma chance realista de ganhar a competição com o A330 MRTT, por isso seria um desperdício de recursos para continuar a trabalhar nesta campanha. O processo de aquisição começou em junho com um anúncio oficial para a aquisição de quatro aeronaves desse modelo.

O A330 MRTT venceu todas as competições de aeronaves reabastecedoras desde que entrou no mercado e foi selecionado por nove países, além da Agência Européia de Defesa para um programa multinacional entre os Países Baixos, Polônia e Noruega. A Coréia no passado mês de Julho do Sul acaba de ingressar à lista de clientes do A330 MRTT, num processo licitador de qual saiu vitorioso, tendo competido com o Boeing KC-46A e IAI MMTT (Multi-Mission Tanker Transport), também baseado no Boeing 767-300. (José Maria Navarro Garcia)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.