Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Venezuela teria fechado a compra do avião de treinamento chinês L15 “Falcon”, também avaliando mais Sukhoi

A Venezuela teria fechado a compra de jatos chineses Hongdu L15 Falcon, para o treinamento avançado de seus pilotos, que foi oferecido em 2013 pelas autoridades da China.  Esta a aquisição já teria sido confirmada no final de março último pela ministra da Defesa da Venezuela, Carmen Meléndez Rivas, quem disse em uma cerimônia realizada no final de março no estado de Aragua, que estava "previsto para chegar o L15 Venezuela." Além disso, a titular da Defesa também expressou que os dez aviões de transporte Dornier, encomendados num contrato com o grupo RUAG confirmado em janeiro, também estavam sendo entregues às autoridades venezuelanas.

O interesse de Caracas por estes aviões chineses remonta a 2009, quando foi confirmado o desejo de contar com esses jatos LIFT (Lead-In Fighter Trainer), os quais foram desenvolvidos para prover treinamento avançado visando conversão operacional de pilotos para modelos de caças avançados. Em novembro de 2013, como foi adiantada por densa.com, o negócio teria sido fechado numa negociação entre os dois governos, com a intermediação da China National Aero-Technology Export & Import Corporation, a favor do jato desenvolvido pelo fabricante Hongdu Aviation Industry Corporation.

Outras opções haviam sido analisadas até então, entre elas, o jato LIFT russo Yakovlev Yak-130, oferecido oficialmente pela Rosoboronexport às autoridades venezuelanas em 2012.

O Hongdu L15 Falcon, o qual realizou seu vôo inaugural em 2006, possui comprimento de 12,27 metros, envergadura de 9,48 metros e altura de 4,81 metros. Dotado de design semelhante ao Yak-130 russo e ao M-346 da Alenia Aermacchi, o L15 reúne características que o enquadram na categoria de jatos militares de treinamento avançado LIFT associada à relativa capacidade de combate ar-ar e ar-solo. O L15 pode voar a altitudes de até 16 km e sustentar velocidade máxima de Mach 1.4, ou 1715 km./h.


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.