Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Uruguai propôs oficialmente a compra de 10 F-5 suíços

O Vice- Ministro da Defesa do Uruguai, Jorge Menéndez, informou ao Senado da sua recente viagem à Suíça, juntamente com pilotos e técnicos da Força Aérea uruguaia, para testar alguns aviões que o país estaria comprando em breve.

Deveriam ser destinados USD 100 milhões para a compra de 10 aeronaves F-5, grande quantidade de peças de reposição, treinamento e armamento. Para Menéndez a aquisição destas caças “é uma oportunidade única e nós devemos dentro de dois meses, adiantar cerca de 20 milhões, para assegurar a compra”, que aparece bastante difícil em um ano eleitoral, apesar do apoio inicial do corpo legislativo para certo reequipamento militar.

Se confirmada à escolha pelos F-5 suíços, todas as outras opções anunciadas serão descartadas, como o italiano M-346, o L-15 chinês e o russo Yak 130, por que, como foi discutido no Senado, o fabricante deste último teria solicitado um preço unitário de até USD 46 milhões, incluindo treinamento, peças de reposição e manuais, o que foi considerado bastante excessivo e desproporcional ao pedido de outros postulantes. Existiram fortes versões que aludiram a possível gestão da intermediação de um alto funcionário diplomático ,ex mando médio no ministério da Defesa em favor da segunda alternativa como  um dos elementos encarecedores da proposta russa . (Javier Bonilla)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.