Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Turquia fechou um contrato por 109 helicópteros Sikorsky "T-70" no valor de 3.500 milhões de dólares

(defensa.com) Turquia assinou um contrato com a fabricante de helicópteros Sikorsky, dos EUA, para co-produzir e dotar o país de, inicialmente, 109 helicópteros T-70. O valor do contrato, aguardando para ser assinado desde 2011, gira em torno de 3,5 bilhões de dólares, (2.5 bilhões de euros), segundo foi avaliado.

Isto foi confirmado pelo primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, quem observou a "importância" para o seu país de ter conseguido fechar totalmente um contrato deste tipo. O contratante principal responsável por colocar cerca de 109 aeronaves em suas instalações Ancara é a Turkish Aerospace Industries, junto a outras firmas otomanas e, à mesma Sikorsky.

O acordo pode ser estendido no futuro para até 600 unidades, o que atingiria um montante de 20 mil milhões de dólares.

Grande parte desta primeira centena de aeronaves será entregue às Forças Armadas turcas: Exército, Marinha, Força Aérea Forças Comandos Especiais e Gendarmeria. O Ministério da Defesa da Turquia vai receber estes helicópteros multiuso em sua versão local, chamada T-70, pertencente à família do S-70i Black Hawk.

A empresa Sikorsky foi a vencedora de uma licitação, que concluiu em 2011, e cuja assinatura foi adiada quase três anos, sendo o seu principal rival, então, o TUHP149 (versão turca do modelo AW-149) da Augusta Westland. No que diz respeito às capacidades técnicas da aeronave de cerca de 10 toneladas, a mesma pode atingir velocidades máximas de 295 km / horários, tem autonomia de 2.000 km, e pode transportar até quatro toneladas de armamentos.
(J.Martínez)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.