Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Turquia escolhe o fabricante do motor e transmissão do seu primeiro carro de combate

No âmbito de uma decisão do Comité Executivo da Indústria de Defesa SSIK (Savunma Sanayii Icra Komitesi), o organismo Turco responsável pela aquisição e gestão dos programas de armamento SSM (Savunma Sanayii Mustesarligi) escolheu a empresa local Turk Motor Sanayi ve Ticaret (TUMOSAN) para desenhar e desenvolver o motor e a transmissão do carro de combate Altay. No início do ano, a Turquia celebrou um acordo com a Mitsubishi Heavy Industries (MHI) do Japão para o desenvolvimento do motor, mas que não foi posto em prática já que as negociações falharam.

A SSM deverá agora conduzir negociações com a TUMOSAN para que um contrato seja celebrado. A empresa do conglomerado Albayrak Grubu produz na sua fábrica em Konya tratores agrícolas e motores a diesel de 3 e 4 cilindros para aplicações na agricultura, indústria e embarcações.

A Otokar Otomotiv ve Savunma Sanayi (do conglomerado industrial Koç) desenvolve atualmente o Altay no âmbito de um contrato de 500 milhões de dólares assinado com a SSM em Março de 2007 para o desenho e o desenvolvimento com o apoio tecnológico da Hyundai Rotem da Coreia do Sul, a produção de quatro protótipos e a qualificação dos mesmos.

O contrato de aquisição do primeiro lote de carros de combate poderá ser celebrado no final de 2014, a produção iniciada em 2015 e as primeiras entregas realizadas no final de 2016. O Altay permitirá a substituição progressiva dos carros de combate Leopard 1 e 2, M60 e M48 hoje empregues pelas Forças Terrestres Turcas (Turk Kara Kuvvetleri Komutanligi).

Os protótipos receberam o motor MTU Friedrichshafen MT 883 Ka 501 do tipo V12 com 1500 cavalos de potência, e a transmissão automática HSWL 295TM da RENK Aktiengesellschaft.

A unidade de energia auxiliar do Altay será fornecida pela empresa local Tepas Elektrik ve Mekanik ev Cihazlari Sanayi ve Ticaret. Outras empresas Turcas como a Makina ve Kimya Endustrisi Kurumu (MKEK), Aselsan Elektronik Sanayi ve Ticaret, Roketsan e STM Savunma Teknolojileri Muhendislik ve Ticaret (STM) participam no programa do que será o primeiro carro de combate produzido na Turquia.

Como armamento, o Altay incorporará uma peça de 120 mm, uma metralhadora coaxial de 7.62 mm e uma estação remotamente controlada armada com peças de 12.7 e 7.62 mm, e incluirá a capacidade de efetuar o lançamento de m mísseis guiados anti-carro. (Victor M.S. Barreira).

Fotografia : O carro de combate Altay vai equipar o Exército Turco a partir de 2016 (Otokar Otomotiv ve Savunma Sanayi).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.