Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Thales apoiará os radares dos navios Skjold

A NDLO (Norwegian Defence Logistics Organisation) da Noruega contratou à Thales a prestação de serviços de apoio de ciclo-de-vida por um período de 5 anos aos radares tridimensionais de longo-alcance MRR-3D NG que equipam os 6 navios de ataque rápido da Classe Skjold ao serviço da Marinha Real Norueguesa.

O MRR-3D NG produzido pela Thales oferece vigilância aérea e de superfície aos 6 navios construídos por um consórcio formado pelas empresas DCNS, Umoe Mandal e Kongsberg Defence Systems. O sistema que integra funções de identificação amigo ou inimigo, opera em dois modos diferentes, oferece um alcance instrumentado de 180 km e integra as capacidades de acompanhamento, busca automática, designação precisa e gestão das operações de contra-contramedidas electrónicas.

O radar pode também ser visto instalado nos três navios de comando e projecção BPC (Bâtiment de Projection et de Commandement) da Marinha Francesa, os L9013 FS "Mistral", L9014 FS "Tonnerre" e L9015 FS "Dixmude".

Apesar de possuir um reduzido tamanho e um desenho com características particulares, a Classe Skjold desenvolvida para emprego nas zonas costeiras do território Norueguês está fortemente armada já que cada navio dispõe de uma torre Super Rapid de 76 mm, 8 mísseis superfície-superfície NSM (Nye Sjoemaals Missiler) e um sistema de lançamento de engodos MASS (Multi-Ammunition Soft-Kill).

A Classe Skjold tem um deslocamento de 275 toneladas, um cumprimento de 47 metros, uma velocidade máxima de 45 nós, uma autonomia de 800 milhas náuticas e é operado por uma guarnição de 15 elementos. Os navios estão também equipados com o sistema de gestão de combate SENIT 2000, o director de tiro CEROS 200, o sensor eletro-ótico de observação Vigy 20 e o sistema a de apoio a medidas electrónicas CS-3701, o designador QPD, o sistema de navegação Sigma 30 e um radar de navegação. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia : A Marinha Real Norueguesa opera 6 navios de superfície da Classe Skjold (DCNS).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.