Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Suécia recebe os primeiros sistemas de artilharia

(defensa.com) No dia 23 de Setembro, o organismo Sueco de aquisição de equipamentos militares FMV (Försvarets MaterielVerk) tomou formalmente posse dos quatro primeiros sistemas auto-propulsados de artilharia de campanha de 155 mm FH77 BW L52 Archer de produção. No total serão recebidos 24 sistemas assim como igual número de veículos de aprovisionamento automático em munições. O sistema substituirá progressivamente os sistemas rebocados FH-77B ao serviço do Exército Sueco.

Ao projeto iniciado em 2003 pela Suécia, juntou-se a FLO (Forsvarets Logistikk Organisasjon) da Noruega em 2007, culminando com a assinatura de um contrato de ambas entidades com a BAE Systems Bofors em Março de 2010. O Exército Norueguês receberá também 24 sistemas FH77 BW L52 Archer e os sistemas de municionamento associados montados em veículos pesados táticos.

O FH77 BW L52 Archer consiste numa peça de 52 calibres integrada no chassis de um veículo tático articulado de alta-mobilidade 6x6 Volvo A30E, no qual estão também instalados o sistema de navegação Sagem Sigma 30, uma estalçao de armas remotamente operada Kongsberg Protech Systems Protector M151 armada com uma metralhadora pesada de 12.7 mm, proteção blindada da Åkers Krutbruk Protection, um radar de velocidade da Weibel Scientific, um sistema de proteção NBQ da Filtrator, sistema de ar condicionado da Skaraborgs Värme & Vantilation, um computador balístico da própria BAE Systems Bofors e um intercomunicador SOTAS da Thales Communications & Security. O sistema de armas transporta 21 munições em depósitos totalmente automatizados é operado por três elementos. Este tem um peso de 33 toneladas, uma autonomia de 500 km e uma velocidade máxima de 70 km/h.

A unidade móvel contentorizada de municionamento automático transporta cerca de 100 munições, espoletas e cargas.

O FH77 BW L52 Archer emprega munições convencionais, munições de precisão guiadas Raytheon Missile Systems M982 Excalibur e projéteis com sub-munições BAE Systems Bofors/Nexter Munitions BONUS Mk II. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia : A Suécia recebeu os primeiros sistemas de artilharia FH77 BW L52 Archer (Victor M.S. Barreira).



Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.