Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Segundo A400M Atlas Francês batizado "Ville de Toulouse"

(defensa.com) No próximo dia 22 de Janeiro, a segunda aeronave tática multi-missões A400M Atlas da Força Aérea Francesa (Armée de l´Air) será batizada de "Ville de Toulouse". A cerimónia que decorrerá nas instalações do Centro de Entregas da Airbus em Toulouse-Blagnac, contará com a presença de Kader Arif, Ministro Francês responsável pelos antigos combatentes no Ministério da Defesa, pelo Chefe do Estado Maior da Força Aérea Francesa, pelo Presidente da Câmara de Toulouse e pelo Presidente da Airbus Defence & Space.

A aeronave recebida pela Força Aérea Francesa em 13 de Novembro de 2013 junta-se à primeira recebida em 2 de Agosto de 2013 e batizada no dia de 30 de Setembro de "Ville d’Orléans".

Até 2019, o Esquadrão ET 01.061 "Touraine" que opera desde a Base Aérea Nº123 de Orléans-Bricy receberá mais 13 dos 50 A400M Atlas contratados pela DGA (Direction Générale de l´Armement) à Airbus Defence & Space através da OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en Matière d'Armement), para permitir a substituição dos C-160R Transall e complementar os C-130H Hercules.

A célula MEST (Multinational Entry into Service Team) do Centro de Experiências Aéreas Militares CEAM (Centre d'Expériences Aériennes Militaires) da Força Aérea Francesa concluirá no final de 2014 o programa de experimentação, culminando com a entrada em serviço operacional de Nível 1 para missões de logística e algumas missões táticas. Ainda este ano, será aberto na Base Aérea Nº123 o Centro de Formação do A400M Atlas.

O A400M Atlas Francês realizou a sua primeira missão operacional no dia 29 de Dezembro de 2013 quando transportou 22 toneladas de material entre Paris e Bamako no Mali, em apoio às tropas Francesas ao serviço da operação militar Serval. Victor M.S. Barreira

Fotografia : A400M Atlas com as cores do Armée de l´Air (Airbus Defence & Space).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.