Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Rússia conclui o fornecimento dos helicópteros Mi-17V-5 ao Afeganistão

Com a entrega recente dos últimos Mi-17V-5, em outubro, fornecidos pela Rosoboronexport concluiu-se um acordo assinado em 2011 com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos para fornecer 63 helicópteros para as forças armadas afegãs.

Os helicópteros são fabricados pela firma Kazan Helicopters, uma subsidiária da Russian Helicopters, e devem enfrentar as condições mais exigentes de altitude e elevadas temperaturas (hot and high) no Afeganistão. As aeronaves têm sido usadas para formar a Força de Segurança Nacional do Afeganistão (ANSAF) e fazem parte dos acordos de cooperação entre os EUA e a Rússia para lutar contra o terrorismo internacional.

O primeiro contrato deste acordo incluiu o fornecimento de 21 helicópteros e foi assinado em maio de 2011. Em 2012, uma opção do contrato inicial foi assinado por mais 12 helicópteros, que foram entregues em 2013. Em 2012, um segundo acordo para o fornecimento de outros 30 que já foram entregues, foi rubricado. O valor do contrato de fornecimento de 63 helicópteros atingiu 1, 300 milhões de dólares. O Serviço Federal de Cooperação Técnica Militar Russo FSVTS (Federal Service for Military Technical Cooperation) irá fornecer suporte ao produto para as aeronaves já em operação. (JNG)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.