Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Rheinmetall Defence apoiará a modernização dos carros de combate da Polónia

A Alemã Rheinmetall Defence foi contratada pelo fabricante polaco Zakłady Mechaniczne "Bumar Łabędy", este que integra o grupo Polska Grupa Zbrojeniowa (PGZ) para apoiar a modernização de 128 carros de combate 128 Krauss-Maffei Wegmann (KMW) Leopard 2A4 das forças terrestres da Polónia para a configuração Leopard 2PL. As viaturas blindadas armam presentemente a 10ª Brigada da Cavalaria Blindada sedeada em Świętoszów.

O contrato celebrado em 18 de Fevereiro por um valor de aproximadamente 130 milhões de euros acontece depois da Inspeção para o Armamento (Inspektorat Uzbrojenia) do Ministério da Defesa Nacional da Polónia ter contratado a ZM "Bumar Łabędy" em 28 de Dezembro de 2015 para conduzir os trabalhos de modernização dos 128 carros de combate Leopard 2A4 no passado empregues pelo exército alemão e adquiridos em 2002 à BAAINBw (Bundesamtes für Ausrüstung, Informationstechnik und Nutzung der Bundeswehr) do Ministério da Defesa da Alemanha. A Rheinmetall Defence é responsável por desenvolver um protótipo, modernizar um primeiro lote de viaturas para testes, apoiar a elaboração de documentação técnica e transferir ferramentas e tecnologia à ZM "Bumar Łabędy", para capacitar esta última na modernização das restantes unidades.

No programa participam ainda as empresas Wojskowe Zakłady Motoryzacyjne (WZM), Przemysłowe Centrum Optyki (PCO), Zakłady Mechaniczne Tarnów, Rosomak e Ośrodek Badawczo-Rozwojowy Urządzeń Mechanicznych (OBRUM) da Polónia.

O programa de modernização a decorrer entre 2016 e 2020 integra o mais recente plano de modernização técnica das forças armadas da Polónia por um montante de 2.4 biliões de zlotys. Este prevê a instalação de um sistema de proteção balística no exterior da torre desenhado pela IBD Deisenroth Engineering; "spall liners'' no interior da torre; um sistema elétrico de controlo e estabilização da torre; um sistema de supressão de incêndios da KIDDE-DEUGRA Brandschutzsysteme; uma unidade auxiliar de energia; e o sistema de observação PCO KDN-1 Nyks para o condutor; e a incorporação do sensor térmico PCO KLW-1 Asteria nos sistemas óticos do comandante e artilheiro.

O sistema de carregamento e o mecanismo da culatra serão modificados para que a peça L44 de 120mm possa efetuar o tiro de munições perfurantes DM11 e DM63. A modernização de simuladores e trabalhos de inspeção e reparação dos carros de combate serão também executados.

Ao contrato de Dezembro de 2015 foi adicionada a opção para eventualmente modernizar em 2021 outros 14 veículos Leopard 2A4 adquiridos em 2013 à Alemanha e que hoje armam a 34ª Brigada da Cavalaria Blindada de Zagan.

As forcas terrestres da Polónia operam ainda carros de combate Leopard 2A5, T-72M1 e PT-91 Twardy. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Carro de combate Leopard 2A4 das forças terrestres da Polónia (Andrzej Nitka).

 


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.