Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Reino Unido contrata 589 viaturas blindadas à General Dynamics UK

(defensa.com) Através da organização DE&S (Defence Equipment & Support), o Ministério da Defesa Britânica contratou o fabricante local General Dynamics UK Limited para fornecer um total de 589 viaturas blindadas SCOUT SV ao Exército Britânico por um montante de 3.5 biliões de libras esterlinas.

A encomenda permitirá implementar o programa de substituição progressiva das actuais viaturas blindadas de lagartas da família CVR-T (Combat Vehicle Reconnaissance-Tracked). A produção dos blindados será realizada em Sevilha, Espanha pela General Dynamics European Land Systems-Santa Bárbara Sistemas e as entregas concretizadas entre 2017 e 2024.

Das seis versões principais previstas para diversas aplicações, 198 viaturas serão de combate de infantaria, 23 de observação avançada para a artilharia, 24 para vigilância do campo de batalha com radar integrada, 59 de transporte de tropas, 51 de combate de engenharia, 112 de comando e controlo, 34 de reconhecimento, 38 de recuperação e 50 de reparação.

A configuração de combate de infantaria para o Reino Unido incorpora uma torre protegida desenvolvida pela Lockheed Martin UK Limited a partir da estrutura da torre LANCE MT da Rheinmetall Defence, e armada com o sistema de armas automático de 40 mm 40 CTAS (Cased Telescoped Armament System) da CTA International, propriedade da BAE Systems e Nexter Systems.

Todas as versões compartem diversos elementos fundamentais, nomeadamente o motor MTU Friedrichshafen 8V199T21 a transmissão automática RENK Aktiengesellschaft HSLW 356B.

Em 2010, o Ministério da Defesa Britânico adjudicou um contrato de 500 milhões de libras esterlinas para que a empresa desenha-se e desenvolve-se uma família de veículos de baseada no ASCOD (Austrian Spanish Cooperation Development), originalmente desenvolvido pelos fabricantes Santa Bárbara Sistemas e Steyr-Daimler-Puch Spezialfahrzeug, hoje ambas integradas na General Dynamics European Land Systems (GDELS) adoptando os nomes de GDELS-Santa Bárbara Sistemas e GDELS-Steyr. A Espanha adquiriu em 1996 um total de 144 veículos ASCOD ou Pizarro 1 como localmente designados, do qual foram produzidos 123 unidades de combate de infantaria e 21 postos de comando. Mais tarde em 2004, foram encomendadas 190 unidades da versão ASCOD II ou Pizarro II, sendo 124 viaturas de combate de infantaria, 48 viaturas de engenharia e 18 de observação avançada de artilharia. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia 1: SCOUT SV durante testes de mobilidade realizados em Junho de 2014 nas instalações da EM Sevilha (General Dynamics UK Limited).
Fotografia 2: SCOUT SV aqui com uma estação remotamente controlada Kongsberg Protech Systems M151 Protector armada com uma metralhadora pesada de 12.7 mm (General Dynamics UK Limited).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.