Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

RAPIDFire realizará nova sessão de tiro

No final de 2013, a Thales Air Systems realizará uma nova sessão de tiro com o seu sistema auto-propulsado de artilharia anti-aérea RAPIDFire. A sessão de tiro servirá ainda para prosseguir com o processo de qualificação da munição de 40 mm AA-AB (Anti-Aerial Air Burst) presentemente em desenvolvimento para emprego especifico em tiro anti-aéreo. A munição com características telescópicas possui um alcance máximo de 4 km e libera 200 bolas de tungsténio, principalmente eficaz contra helicópteros, veículos aéreos não tripulados e mísseis de cruzeiro. Presentemente montada sobre um veículo tático de alta mobilidade 6x6 da Soframe com cabine parcialmente blindada e sobre um chassis militarizado do Unimog U5000, a torre remotamente controlada desenvolvida pela Nexter Systems inclui uma peça automática de 40 mm CTAS (Cased Telescoped Armament System) do fabricante CTA International (uma empresa conjunta da Nexter Systems e BAE Systems) com um alcance de 4000 metros contra alvos aéreos e 2500 metros contra alvos terrestres, associada a mecanismos de aprovisionamento automático em munições, de estabilização e controlo, e no topo da respetiva torre o sistema eletro-ótico SSH (Stabilized Sight Head) da Thales UK de seguimento automático do alvo por infra-vermelhos e com um alcance de mais de 15 km. Dentro da cabine do veículo encontram-se dois terminais táticos usados na operação da mesma torre, um computador balístico, sistemas de comunicações e enlace. A torre pode no entanto ser integrada em plataformas de rodas blindadas 8x8.

O veículo recebe também uma unidade auxiliar de energia usada na operação da torre quando este não está em movimento e possivelmente um sistema de navegação inercial.

Uma bateria típica compreende 4 sistemas RAPIDFire, um radar de vigilância tridimensional GROUNDMaster 60 (GM 60) com um alcance de até 80 km montado num veículo táctico e um módulo de comando e controlo CONTROLView também montado num veículo. O GM 60 combinado com o CONTROLView é proposto pela empresa como a solução CONTROLMaster 60 otimizada para a coordenação de sistemas de defesa anti-aérea contra ameaças aéreas convencionais e assimétricas.

Opcionalmente, o RAPIDFire pode receber um sensor de aquisição de alvos e seis mísseis terra-ar STARStreak prontos para emprego. O RAPIDFire tem despertado o interesse de países do Médio Oriente e da Ásia. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia : Sistema de armas RAPIDFire montado num veículo pesado 6x6 (Thales).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.