Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Portugal tem novo Ministro da Defesa.


José Alberto Azeredo Lopes tomou posse como novo Ministro de Estado da Defesa Nacional no dia 26 de Novembro. Este foi nomeado pelo novo Primeiro-Ministro Português António Luís Santos da Costa para integrar o novo governo de Portugal. Azeredo Lopes substitui no cargo José Pedro Correia de Aguiar Branco.
 

O deputado socialista Marcos da Cunha e Lorena Perestrello regressa ao Ministério da Defesa Nacional (MDN) para exercer o cargo de Secretário de Estado da Defesa Nacional. Este exerceu o cargo de Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar no XVIII Governo Constitucional.

Uma aliança de esquerda liderada pelo Partido Socialista (PS) de António Costa com o Bloco de Esquerda (PS), o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) derrotou no Parlamento a 10 de Novembro o XX Governo Constitucional chefiado por Pedro Manuel Mamede Passos Coelho eleito depois da coligação de direita Portugal à Frente (PàF) que integra o Partido Social Democrata (PPD/PSD) e o CDS-Partido Popular (CDS-PP) ter ganho as eleições legislativas de 4 de Outubro. Os dois partidos de direita governavam Portugal desde 2011. O XXI Governo Constitucional é constituído por 17 ministros e 41 secretários de estado.

Portugal aprovou em 18 de Maio de 2015 a nova Lei de Programação Militar (LPM) que vigorará entre 2015 e 2026 mas que será revistas todos os 4 anos. Na nova Lei de Programação Militar estão inscritos os atuais e futuros investimentos destinados a modernizarem as Forças Armadas Portuguesas. Nela está incluída a produção e implementação do Sistema de Informação e Comunicações Tático (SIC-T), a aquisição de viaturas blindadas 4x4, a compra de armas de assalto, a aquisição de um sistema de defesa antiaérea, a aquisição de um sistema anticarro, a aquisição de navios de patrulha oceânica, a atualização e modernização dos caças F-16AM/BM Fighting Falcon, a modernização das fragatas da Classe Vasco da Gama e da Classe Bortolomeu Dias e dos navios de patrulha costeira da Classe Tejo, a modernização das aeronaves de transporte C-130H Hercules e dos helicópteros navais Mk 95 Super Lynx, e a modernização dos 12 sistemas de aquisição de alvos Litening AT Block II.

Fotografia: A atualização e modernização dos caças F-16AM/BM Fighting Falcon portugueses é um dos programas da atual LPM (FAP).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.