Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Portugal moderniza os sonares das fragatas MEKO200PN

(defensa.com) As três fragatas multi-propósito da Marinha Portuguesa MEKO200PN que formam a Classe Vasco da Gama terão os seus sonares de casco de médio alcance AN/SQS-510 modernizados com o processador Eclipse da General Dynamics Canada. Os trabalhos associados ao contrato celebrado no início de Abril entre a empresa e o Governo do Canada estarão concluídos em Março de 2015.

A integração do novo processador no sistema de sonar dos navios F330 NRP "Vasco da Gama", F331 NRP "Álvares Cabral" e F332 NRP "Corte Real" permitirá um aumento significativo da capacidade pelas fragatas da identificação de submarinos e armas submarinas. Por via da detecção e caracterização dos ecos e sons transmitidos através da água, o sistema de sonar depois de modernizado poderá determinar com maior eficácia a localização e características de uma potencial ameaça.

As três fragatas foram construídas na Alemanha pela ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) e entregues respetivamente em Janeiro, Maio e Novembro de 1991. Desde então os navios receberam diversos melhoramentos no âmbito de um plano de continuação da modernização de meia vida e por necessidade de atualizar diversos sistemas.

Entre as melhorias introduzidas, destacam-se a modernização do sistema de defesa próxima de 20 mm para a configuração Raytheon Mk 15 Phalanx Block 1B em modo de superfície, a instalação do sensor electro-ótico Sagem Vigy 10 Mk III, do sistema automático de mensagens militares Most4 Ships da EID, de novos transcetores e recetores de HF da Rohde & Schwarz pela EID, o sistema automático de identificação R4 da Saab, a consola de navegação NTD da Kelvin Hugues, um sistema de cartografia digital do tipo WECDIS (Warship Electronic Chart Display and Information System) da OSI Maritime, uma interface da Critical Software que permitiu integrar com maior eficácia a gestão das operações dos sensores e armamento, e o Sistema Integrado para a Gestão de Prioridades de Reparação e Afectação de Recursos (SINGRAR) desenvolvido no seio da Marinha Portuguesa. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Ao longo da sua vida útil, as fragatas da Classe Vasco da Gama receberam diversos melhoramentos (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.