Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Portugal acolhe o exercício Hot Blade 2013

(defensa.com) Portugal será o palco do exercício multinacional de helicópteros Hot Blade 2013 (HB2013) que será planeado e executado pela Força Aérea Portuguesa (FAP) no âmbito do programa de treino para helicópteros HTP (Helicopter Training Programme) da Agência Europeia de Defesa (EDA) aprovado em Novembro de 2009. O exercício é financiado pelos participantes e não pelo Luxemburgo como aconteceu no Hot Blade 2012 realizado em território Português em Julho 2012.

O exercício que terá lugar de 17 a 31 de Julho no Aeródromo de Manobra Nº1 em Ovar tem como objetivo treinar, qualificar e aprontar as tripulações de helicópteros Europeias realizando missões em ambientes quentes, altos e poeirentos, simulando as condições exigentes e dinâmicas que as forças participantes muito possivelmente irão encontrar quando destacadas para um teatro de operações e assim desenvolver a interoperabilidade entre as forças participantes. Durante o exercício serão executadas missões de assalto aéreo, transporte, operações especiais, apoio aéreo próximo, proteção de veículos de ajuda humanitária, busca e salvamento, reconhecimento, evacuação médica, resgate de altas individualidades e extração de elementos militares e civis.
No exercício irão participar diversos helicópteros compreendendo dois AW101 Merlin da Força Aérea Portuguesa, três OH-58 Kiowa e três AB 212 da Força Aérea Austríaca, 8 UH-1D da Força Aérea Alemã e 4 A109BA da Componente Aérea das Forças Armadas da Bélgica, para além de observadores de países como a Bulgária, Dinamarca, Itália, Reino Unido e República Checa. A Real Força Aérea Holandesa aportará três CH-47D Chinook, um CH-47F Chinook e um AS 532U2 Mk II Cougar e um módulo projetável do seu Comando de Defesa de Helicópteros ou DHC (Defensie Helikopter Commando) estabelecido em Julho de 2008 e sedeado na Base Aérea de Gilze Rijen.
As Forças Armadas Portuguesas aportarão forças da Brigada Mecanizada (BrigMec) e da Brigada de Reação Rápida (BrigRR) do Exército Português, do Destacamento de Ações Especiais do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, para além de 4 caças F-16AM Fighting Falcon, duas aeronaves de transporte tático C-295M e uma aeronave de patrulha marítima P-3C CUP+ Orion da Força Aérea Portuguesa. Esta última incluirá também no exercício os seus controladores aéreos avançados, o Centro de Relato e Controlo "Batina" de Monsanto e a Unidade de Proteção da Força (UPF). (Victor M.S. Barreira)
Fotografia : Helicóptero AB 212 Austríaco no exercício Hot Blade 2012 (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.