Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Polónia receberá 119 Leopard 2 adicionais

(defensa.com) Os Ministros da Defesa da Alemanha e Polónia, Thomas de Maizière e Tomasz Siemoniak respetivamente, celebraram no dia 22 de Novembro um contrato para a transferência de 119 carros de combate Krauss-Maffei Wegmann Leopard 2 excedentários do Exército Alemão para o Exército Polaco.

O contrato que ascende a 180 Milhões de Euros compreende o fornecimento entre 2014 e 2015 de 105 carros de combate Leopard 2A5 e 14 Leopard 2A4 para além de aproximadamente 200 veículos de apoio de diversos modelos e configurações e ainda equipamentos e serviços associados e documentação técnica. Desconhece-se qual a brigada de destino dos carros de combate e se estes serão alvo de alguns melhoramentos ou modificações, mas estima-se que estes substituirão progressivamente os T-72 M/M1 de origem Russa. O Leopard 2 está armado com uma peça de 120 mm e uma metralhadora de 7.62 mm MG42-59 em reparo.

O Exército Polaco opera 128 Leopard 2A4, recebidos no passado desde a Alemanha. Estes presentemente empregues por dois batalhões da 10ª Brigada de Cavalaria Blindada de Swietoszow, serão localmente modernizados nos próximos anos, provavelmente para uma configuração muito próxima ao Leopard 2A5.

A Polónia opera ainda importantes quantidades de carros de combate PT-91 Twardy localmente produzidos pelo fabricante Zaklady Mechaniczne "Bumar-Labedy" do grupo PHO (Polski Holding Obronny). Victor M.S. Barreira

Fotografia: A Polónia recebeu no passado 128 carros de combate Leopard 2A4 (Andrzej Nitka).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.