Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Polônia investe 40 milhões de euros no projeto VANT da OTAN

Varsóvia fará parte do grupo de países que contribuem para o plano de aquisição de VANTs  "Global Hawk 40" da OTAN com uma contribuição de cerca de 40 milhões, de um total de 1,300 milhões de euros. Segundo publicou o jornal “Polska Times” a inclusão do país no projeto vem a se contrapor a severos cortes no investimento público em defesa nos orçamentos nacionais. "A Polónia vai aderir ao programa em dezembro, mas já fez a primeira transferência",  disse o jornal a través de uma fonte anônima da OTAN.

O projeto, acordado em maio de 2012,  estima a aquisição de até cinco unidades do protótipo do VANT estadounidense "Global Hawk" por 14 países membros da organização militar, número que subiria para 15, com a adesão da Polónia: Alemanha, Itália , EUA, República Checa, Roménia, Noruega, Lituânia, Luxemburgo, Letónia, Eslováquia, Eslovénia, Dinamarca, Estónia e Bulgária.

Os drones “Global Hawk 40” para a OTAN, do fabricante norteamericano Northrop Grumman pode começar a estar operacional no período entre 2015 e 2017 a partir da base italiana de Sigonella. (Javier Martinez)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.