Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Peru e Chile iniciam os trabalhos para determinar as suas novas coordenadas geográficas

(defensa.com) Segundo o que foi acordado reunião extraordinária da Comissão Permanente de Consulta e Concertação Política (2 +2), uma delegação técnica do Peru, formado por altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores e as Forças Armadas, estão em Valparaiso (Chile), para começar a trabalhar em determinar as coordenadas geográficas da fronteira marítima entre os dois países segundo o que foi determinado pelo Tribunal Internacional de Justiça em Haia.

De acordo à Resolução n º 061-2014-DE/SG, entre o 17 e 18 fevereiro próximos, a fase de preparação das atividades de campo, que será realizada na sede do Serviço Hidrográfico da Marinha e Oceanografia (SHOA), em Valparaiso. Os trabalhos de campo na costa norte do Chile-específicamente nas áreas entre as cidades de Iquique e Arica (pontos de base contribuintes ao traçado da linha nos vértices A, B e C de base, e pontos intermediários ao longo da costa do Chile) - será realizada de 24 fevereiro - 5 março, enquanto que em 1 e 2 de Março vai ser realizado um vôo para fins aero fotográficos.

Finalmente, a entrega dos resultados preliminares será realizada em Arica entre o 12 e 13 março, enquanto o relatório final será entregue em Lima de 24 a 25 de março.

(Alejo Marchessini, correspondente do Grupo Edefa em Lima)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.