Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Oto Melara produz munições DART

(defensa.com) A Oto Melara, uma empresa do conglomerado industrial Italiano Finmeccanica completou a fabricação de um lote de produção inicial da munição guiada DART (Driven Ammunition Reduced Time-of-flight) para o sistema naval de armas de 76 mm Strales. Este lote será disponibilizado para testes de aceitação e demonstrações reais de tiro. A munição DART foi desenhada para emprego contra mísseis anti-navio, aeronaves de asa fixa, helicópteros, sistemas aéreos não tripulados e navios de superfície de pequeno porte. A munição compreende a cabeça de guerra, o recetor de rádio frequência, os estabilizadores e empenagens, sistemas de controlo, um atuador de dois eixos, a eletrónica de guiamento e a espoleta de proximidade. Esta pode também ser empregue desde estações navais de 76 mm Compact e Super Rapid modificadas para a configuração Strales ou por outro sistema onde foi instalada uma antena que permite guiar e controlar a munição através da tecnologia de radio-frequência, associada a modificações na consola de comando e controlo e interface.
Diversos ensaios com munições DART foram realizados a partir do navio P493 ITS "Comandanti Foscari" da Marinha Italiana, contra alvos fixo a baixa altitude, esferas, alvos aéreos de treino e mísseis simulados, principalmente em 2010 e 2013 e com a finalidade de comprovar a sua efetividade e adequado funcionamento.
Estima-se que a munição DART poderá ter um futuro brilhante já que muitas armadas utilizam os sistemas de 76 mm da Oto Melara.
A Marinha Colombiana é o primeiro operador do sistema Strales, já que as estações Compact das 4 fragatas FS-1500 da Classe Almirante Padilla foram modernizadas com o sistema de guiamento do Strales. A tecnologia Strales equipará também as estações Super Rapid das fragatas de luta anti-submarina e emprego geral FREMM (Frégate Européenne Multi-Missions) da Classe Carlo Bergamini contratadas pela Itália ao consórcio Orizzonte Sistemi Navali (OSN) da Fincantieri-Cantieri Navali Italiani e Selex ES) através da OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en matière d’ARmement) e foi instalada nas duas Super Rapid do navio porta-aeronaves Italiano ITS "Cavour".
A Oto Melara desenvolve atualmente a munição guiada de precisão e longo-alcance Vulcano 76. Num processo que deverá estar concluído em 2015. Esta compreende as versões BER (Ballistic Extended Range), GLR (Guided Long Range) e GLR/IR (Guided Long Range/Infra Red). (Victor M.S. Barreira)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.