Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

O novo bombardeiro estratégico russo PAK DA realizará o seu primeiro vôo de teste em 2019

Rússia agilizará os prazos de recebimento do seu novo bombardeiro estratégico de nova geração, estando previsto o seu primeiro voo em 2019, segundo o teria confirmado o Tenente General Víctor Bondarev , Comandante da Força Aérea da Rússia. Num primeiro momento, tinha sido projetado incorporar esta aeroanve à Força Aérea Russa no ano 2023, porém, segundo estas mesmas fontes, a data poderia ser adiantada inclusive a 2021. O Ministério da defesa russo assinou em 2013 o contrato de desenvolvimento com a Tupolev, empresa responsável do desenho de todos os bombardeiros estratégicos russos nos últimos 60 anos.

O desenho completo do PAK DA, cujas siglas em língua russa significam  “sistema aéreo prospectivo de longo alcance” , finalizou o passado mes de abril , sendo confirmado, que o mesmo poderia ser dotado com mísseis hipersônicos, embora ainda não foi oficialmente indicada qualquer propriedade técnica concreta da aeronave. O objetivo é que esta nova geração de bombardeiros, que também contará com uma impressionante capacidade stealth ante os radares, de velocidade subsônica e design tipo "asa voadora", possa substituir a frota de Tu-160, Tu-95MS e Tu-22M3 que agora estão disponíveis na Força Aérea Russa. (J. Martinez)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.