Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Navantia promove os seus sistemas navais em Istambul

A empresa Espanhola de construção naval Navantia fez-se representar no evento internacional dedicado aos sistemas e tecnologias marítimas mastEurAsia 2014 realizado em Istambul, Turquia entre os dias 20 e 22 de Maio através da apresentação de três soluções que a empresa espera ver no futuro ao serviço do Comando das Forças Navais Turcas (Deniz Kuvvetleri Komutanligi ou DzKK).

No evento, a empresa deu a conhecer a diversos representações militares e industriais locais, o navio de projecção estratégica do tipo BPE (Buque de Proyección Estratégica), a fragata do tipo F-100, e o sistema de controlo da plataforma SICP (Sistema Integrado de Control de la Plataforma) para navios de superfície. O SICP foi também apresentado durante uma sessão de esclarecimento realizada no dia 21. A F-100 deverá ser proposta ao programa Turco TF-2000 destinado à aquisição e construção local de 4 fragatas.

Ainda este ano, o parceiro Turco da Navantia, a Sedef Gemi Insaati (do conglomerado industrial TURKON) deverá assinar um contrato em torno dos 700 Milhões de Euros com a SSM (Savunma Sanayii Mustesarligi) para a construção em Tuzla perto de Istambul de um BPE e de 4 lanchas de desembarque LCM-1E. Para apoiar comercialmente a sua actividade na Turquia, a Navantia estabeleceu uma representação em Pendik, na área metropolitana de Istambul. Algumas fontes indicaram durante o evento que o contrato poderá ser assinado antes do próximo verão.

A construção do BPE na Turquia através de um ambicioso programa transferência de tecnologia por parte da Navantia compreenderá o envolvimento de outras empresas locais da área da defesa como a Aselsan, Havelsan e Aydin Yazilim ve Elektronik Sanayii (AYESAS) e outras que deverão fornecer serviços e variadíssimos equipamentos e soluções. Para além do valor envolvido, o contrato representa uma importante carga de trabalho para a Navantia, abrindo ainda a porta para futuras oportunidades. ( Victor M.S. Barreira)

Fotografia: A Navantia apresentou três dos seus produtos estrela na mastEurAsia 2014 (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.