Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Marinha do Brasil vai financiar os custos de reparação do Esquilo da Armada Nacional Uruguaia

A Marinha do Brasil esclareceu que mantém o compromisso de financiar os custos de reparação do helicóptero AS355F2 Esquilo, doado em 2006 pelo governo brasileiro e entregue no final de novembro de 2010 na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), principal sede operacional da Aviação Naval brasileira, para uma revisão completa, embora este trabalho tenha sido adiado por questões burocráticas, fontes navais brasileiras estimam que o Esquilo será entregue em novembro próximo.
Nos últimos dias, este assunto havia sido tratado no Comitê de Defesa da Câmara dos Deputados do Uruguai e, em seguida, estimado o seu preço pelo presidente da mesma, Javier Garcia, a um custo de US$ 3 milhões, se comparado aos baixos recursos disponíveis para a Armada Uruguaia (pouco mais de 900.000 doares para investimentos), o investimento para este trabalho, inicialmente estimado em menos de US$ 800 mil, e que os brasileiros também confirmam ser praticamente se for o comentado por Garcia- o mesmo preço de um Esquilo novo.
Estima-se que, após a conclusão dos trabalhos, o helicóptero chegue por mar até o porto do Rio Grande, de onde seria transferido em voo para o Uruguai, até a sua sede na Base Naval “C/C Carlos A. Curbelo” em Punta del Este.
Esta situação particular ilustra as dificuldades financeiras da Armada e das outras Forças Armadas uruguaias para a aquisição de equipamentos em um volume apreciável, dependendo para isto, de fundos extras orçamentais quase exclusivamente.
(Javier Bonilla)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.