Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Israel moderniza suas aeronaves de ataque ao solo F-15I

A Força Aérea israelense confirmou que vai lançar um programa para modernizar suas aeronaves multirole F-15I Ra'am (Martelo). Embora Israel seja cliente do caça F-35 da Lockheed Martin, decidiu atualizar o veterano F-15I, enquanto o Lightning II atinge o seu pleno funcionamento.

O programa de melhoramento estará focalizado sobre vários aspectos, o primeiro inclui as primeiras atualizações estruturais sobre estas aeronaves que já acumularam 18 anos de serviço. O segundo é a aquisição de um novo radar multimodo, muito provável o APG-82 (V) 1 Raytheon, tal como o utilizado pelos F-15E dos Estados Unidos atualmente . A terceira alteração passa por modificar os seus sensores e sistemas de armas, mas os detalhes não foram divulgados.

O F-15I é a versão do F-15E, adaptada a missões de ataque ao solo. Israel emprega esta aeronave em operações de ataque ao solo usando a sua grande autonomia e sua capacidade de transportar uma grande carga de armas e sistemas. Atualmente, possui 25 desses aviões propulsados por dois motores Pratt & Whitney F100-PW-229.

A versão israelense do F-15E difere especialmente em sistemas de aviônica , utilizando sistemas eletrônicos de guerra e de navegação israelenses, capacetes apresentando dados para o piloto e o operador de armamentos , e embora empregue o pod de navegação e designação de alvos LANTIRN, também usa o mais moderno Litening da israelense Rafael . O radar atual é o APG-70i, com capacidade de busca de alvos aéreos e terrestres, que seria substituído pelo APG-82 (V) 1, que oferece maior desempenho e maior facilidade de operação e manutenção. (José Maria Navarro Garcia)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.