Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Israel Aerospace Industries oferece 18 Kfir Block 60 à Argentina

(defensa.com) Trata-se de 18 aeronaves de combate Kfir block 60, dois a mais do que os 16 Mirage F-1 ofertados por Espanha, os que a firma israelense  Israel Aerospace Industries (IAI) está negociando neste momento com  o Ministério de Defesa da Argentina. IAI começou a negociar em setembro do ano passado, com, no mínimo, duas outras forças aéreas interessadas nos caças, uma delas, a argentina.

Segundo a IAI está sugerindo, o início das entregas das aeronaves poderia ocorrer um ano depois da assinatura do acordo.

O Kfir block 60 é um desenvolvimento próprio da IAI, o qual, partindo de células já fabricadas, inclui sistemas eletrônicos e armamento atualizados, tendo sido oferecidos para vários clientes, incluindo a Bulgária. Embora essas aeronaves ofertadas contem já com mais de 40 anos de idade, sempre se trata de exemplares modernizados, com motor J-79  completamente revisado na General Electric,  radar de varredura eletrônica EL/M-2032 da Elta Systems, subsidiária da IAI. No entanto, a origem americana dos motores continua sendo um dos problemas desta opção pela dificuldade de obtenção de peças de reposição originais.

Atualmente, existem apenas três países que operam o Kfir:  Sri Lanka, Equador e Colômbia, com a versão mais recente, denominada C 10/C12 Modern chamados de dispositivos C10/C12 equipados com sistemas visuais de apresentação atualizada, integração do pod de designação de alvos Rafael Litening, bem como sistema de reabastecimento aéreo. (JNG)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.