Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Índia concluiu com êxito o segundo lançamento do míssil nuclear de longo alcance "Agni V"

Nova Delhi efetuou satisfatoriamente um novo ensaio do seu míssil balístico “Agni V”, fabricado localmente, com capacidade de portar ogivas nucleares de mais de uma tonelada, e alcançar objetivos a mais de 5000 quilômetros.  O lançamento foi realizado a partir da ilha de Wheeler no estado de Odisha.  Este é o segundo lançamento de um míssil nuclear de longo alcance depois do ocorrido em abril do ano passado Espera-se que Agni V esteja operacional dentro de dois a três anos.

A primeira produção doméstica de um ICBM é o fim de uma saga que começou com o Agni I, capaz de bater alvos a 700 quilômetros, o II, dois mil quilômetros, o III, mais de 2,5 mil km, e IV, a mais de 3.500 quilômetros. Todos podem transportar ogivas nucleares e foram incorporados ao arsenal do exército indiano.
Delhi se junta ao seleto clube de países no mundo que possuem estas armas: França, Reino Unido, China, Rússia e Estados Unidos. O objetivo é se reforçar militarmente devido ao rearmamento que existe agora na Ásia, onde potências como China, Paquistão e Japão têm feito esforços significativos para aumentar e melhorar o seu poder militar.


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.