Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Hungria renovará parte da sua defesa anti-aérea

O especialista em mísseis MBDA France foi escolhida pelo Ministério da Defesa Húngaro para modernizar o sistema móvel de defesa anti-aérea baseado no míssil de muito-curto alcance MBDA MISTRAL 2 empregue pela 12ª Ala de Mísseis Superficie-Ar 'Arrabona' (MH12 'Arrabona' Légvédelmi Rakétaezred) das forças armadas daquele país do leste Europeu. Os trabalhos serão conduzidos na Hungria entre 2016 e 2018 pelo fabricante local HM Arzenál Elektromechanikai que no passado participou no desenvolvimento da solução entregue no passado.

No âmbito do programa de modernização, os mísseis serão revisados e modernizados, as unidades duplas modular de lançamento ATLAS serão modificadas através da integração de um imageador térmico MATIS MP3 da Sagem e serão recebidas mísseis MISTRAL 3, este que oferece maior eficácia e resistência a inibidores eletrónicos. Desconhece-se a modernização dos mísseis existentes, passará pela modernização ou substituição do sistema auto-diretor, o sistema de navegação, a carga militar, a bateria e a propulsão.

Em 1997 a Hungria contratou mísseis do tipo 'tira e esquece' MBDA MISTRAL 2, rádios táticos TRC 9200 e TRC 9500, assim como 45 lançadores MBDA ATLAS com terminais AIDA e 9 sistemas de vigilância e comando e controlo MBDA MCP (Mistral Coordination Post) montados em viaturas táticas de alta-mobilidade 4x4 Mercedes-Benz Unimog U1350L e recebidos entre 1997 e 2001, O MCP incorpora um radar de banda-X bidimensional X-TAR da Rheinmetall Defence com sistema de identificação amigo ou inimigo integrado.

A Hungria emprega ainda o sistema auto-propulsado 2K12E Kvadrat, a versão de exportação do sistema Russo 2K12 Kub designado na nomenclatura da NATO por SA-6 Gainful. As unidades Húngaras foram modernizadas pela Wojskowe Zak?ady Uzbrojenia (WZU) da Polónia em parceria com as empresas Húngaras HM Arzenal Elektromechanikai e HM ArmCom Kommunikaciotechnikai.

A França também escolheu modernizar os seus mísseis MISTRAL 1/2 para a configuração MISTRAL 3 no âmbito do programa MISTRAL RMV (Rénovation à Mi-Vie) e adquiriu em 2011 o sistema MATIS MP3 para 186 lançadores. O Exército Francês emprega as configurações de lançamento único portátil, e a versão lançada a partir da plataforma de adaptação PAMELA (Plate-forme d’Adaptation Mistral Equipée, Légère, Aérotransportable) montada em viaturas táticas 4x4 Renault Trucks Defense TRM 2000 e ACMAT Defense VLRA TPK 4-25-STL. (Victor M.S. Barreira).

Fotografia 1: Unidade de lançamento ATLAS integrado numa viatura tática Unimog U1350L (Victor M.S. Barreira).
Fotografia 2: Plataforma de lançamento PAMELA pertencente ao Exército Francês, aqui instalada numa viatura tática VLRA TPK 4-25-STL (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.