¿Desea recibir notificaciones de www.defensa.com?
X
Viernes, 29 de marzo de 2024 Iniciar Sesión Suscríbase

A futura aeronave de combate turca poderia ter os mesmos motores do Eurofighter

O consórcio europeu Eurojet Turbo GmbH (Eurojet), fabricante do Eurofighter Typhoon, assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com a empresa turca ASELSAN Elektronik Sanayi ve Ticaret,o que significa confirmar o oferecimento do motor EJ200 para o futuro avião de caça turco (TFX). O Memorando de Entendimento foi assinado por Faik, Eken, diretor geral da Aselsan e Clemens Linden, diretor executivo da Eurojet.

 

 

A assinatura deste acordo ocorreu em 19 de janeiro e envolve a colaboração entre o especialista em eletrônica de defesa turco Aselsan e o fabricantes europeu de motores de modo que a empresa turca poderia participar no desenvolvimento de componentes eletrônicos associados com motor . De acordo com o MOU foi aberta uma porta para a colaboração na unidade de controle do motor ou o sistema de monitoreio do status do motor EJ200. O documento também especifica que a colaboração pode ser expandida para buscar oportunidades no mercado global, mas é óbvio que a principal preocupação seria à respeito do mercado turco.

Turquia decidiu que o seu futuro caça seja propulsado por dois motores, no estilo do Typhoon, escolha que teve lugar no início de janeiro, na fase de "pré-projeto" da aeronave. Originalmente, o motor do futuro avião turco era ia ser desenvolvido pela empresa turca Tusas Turkish Engine Industries (TEI), embora a assinatura do Memorando de Entendimento entre Eurojet e Aselsan poderia resultar em um acordo de fabricação entre Eurojet e TEI para o programa TFX.

Eurojet é um consórcio internacional no qual as empresas da indústria aero motor que projetou e construiu o motor EJ200 usado pelo Eurofighter Typhoon. Ele é formado pela britânica Rolls-Royce (33% de participação), os MTU Aero Engines alemães (33%), a italiana Avio Aero (21%) e ITP espanhol (13%). (JNG)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.