Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Francia abre concurso para a compra de armas ligeiras

A Francesa DGA (Direction Générale de l'Armement) emitiu oficialmente um concurso internacional para a aquisição de aproximadamente 90.000 espingardas automáticas de calibre 5.56 x 45 mm NATO, equipamentos e serviços associados. O programa designado por AIF (Arme Individuelle Future, Armamento Individual Futuro) destina-se a permitir a substituição progressiva do atual modelo FAMAS F1 (Fusil d'Assaut de la Manufacture d'Armes de Saint-Étienne) de 5.56 mm empregue pelos três ramos das Forças Armadas Francesas.

O programa compreende a compra de uma quantidade indicativa de 45.000 armas de cano longo, cerca de 45 armas com cano curto, munições de 5.56 x 45 mm de treino, 92.000 granadas de 40 mm de diversos tipos, a qualificação da arma assim como acessórios, equipamentos de apoio e treino, sobressalentes, documentação técnica e serviços de formação.

A arma escolhida terá que aceitar um lançador automático de granadas de 40 mm, e permitir a integração ao sistema de modernização de soldados FELIN (Fantassin à Equipements et Liaisons INtégrés) que presentemente é largamente utilizado pelo Exército Francês. O FELIN compreende hoje a arma de assalto FAMAS F1V da Nexter Systems.

Os fabricantes interessados no programa terão ainda que demonstrar que o modelo proposto é produzido na União Europeia (UE) ou no seu espaço económico, o que aparentemente poderá restringir a participação no concurso a empresas como a Heckler & Koch, FN Herstal, Swiss Arms, Steyr Mannlicher e Beretta Defence.

A DGA considera notificar a empresa vencedora em Dezembro de 2016. (Victor M.S. Barreira).

Fotografia: Soldado do Exército Francês com o sistema FELIN e armado com a arma de assalto FAMAS F1V (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.