Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

França e Reino Unido aprovam a continuidade do míssil FASGW-H/ANL

(defensa.com) As autoridades Francesas e Britânicas deram finalmente a luz verde ao prosseguimento do programa de míssil anti-navio para helicópteros navais.  Em nome de ambas nações, a Britânica DE&S (Defence Equipment & Support) assinou com o fabricante Europeu de mísseis MBDA um contrato de aproximadamente 600 milhões de Euros para o desenvolvimento e produção do míssil designado de FASGW-H (Future Anti Surface Guided Weapon-Heavy) pelos Britânicos, e por ANL (Anti Navire Léger) em França.

A condução do projeto será da responsabilidade da DE&S e da Francesa DGA (Direction Générale de l'Armement) através de uma oficina de projetos conjunta a implementar na cidade Britânica de Bristol. A gestão industrial do programa, será da responsabilidade da MBDA no âmbito do seu grupo de armas complexas.

A assinatura do contrato resulta de um memorando de entendimento celebrado em Janeiro de 2014 entre o Ministro da Defesa Britânico Philip Hammond e o seu homologo Francês Jean-Yves Le Drian por ocasião da cimeira Franco-Britânica e que emerge no âmbito do tratado de "Lancaster House" para a cooperação militar conjunta instituído em Novembro de 2010.

O desenvolvimento do míssil foi originalmente anunciando em Março de 2008 à margem de uma cimeira entre os dos países realizada em Londres, com um acordo formal celebrado em Janeiro de 2009 e um contrato para a fase de estudo conjunto assinada em Julho de 2009.

O míssil destina-se a armar os helicópteros AgustaWestland Wildcat HMA Mk2 da Royal Navy, substituindo no inventário os mísseis Sea Skua, assim como os Airbus Helicopters Panther MK2 e NH Industries NH90 Caïman Marine da aviação naval da Marinha Francesa e substituindo no inventário o AS15TT.

Para além de fortalecer a cooperação militar Franco-Britânica, o míssil é também importante para a MBDA que assim garante os fundos necessários para o projeto e integra um novo míssil no seu portefólio para o mercado da exportação. (Victor M.S. Barreira).

Fotografia : O Wildcat HMA Mk2 da Royal Navy será armado num futuro próximo com o míssil FASGW-H (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.