Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

França recebe primeiro caça Rafale F3-04T

(defensa.com) A Francesas DGA (Direction Générale de l´Armement) anunciou no dia 19 de Setembro que recepcionou oficialmente no dia 12 do mesmo mês a primeira unidade de 60 caças multi-missão Rafale F3-04T ou F3+ como também é designado.

Estas aeronaves que integram o 4º lote de produção contratado em Dezembro de 2009, destinam-se à Força Aérea Francesa e à Marinha Francesa. Cumprindo com o calendário de entregas que previa que a primeiras unidade fosse recebida em 2013, a Força Aérea Francesa receberá assim a aeronave na configuração Rafale B com o número de matrícula B339.
Os 60 exemplares a serem recebidos nos próximos anos fazem parte da mais recente geração do caça da Dassault Aviation. Para estas aeronaves foram desenvolvidos e instalados diversos sistemas desenvolvidos nos últimos 10 anos, destacando-se o radar de longo-alcance do tipo AESA (Active Electronically-Scanned Array) RBE2 (Radar à Balayage Electronique 2 plans) da Thales, o sistema de alerta de mísseis DDM-NG (Détecteur Départ Missile de Nouvelle Génération) da MBDA integrado no sistema de guerra electrónica SPECTRA (Système de Protection et d'Évitement des Conduites de Tir du Rafale) da Thales e MBDA, o sistema optrónico frontal de identificação e telemetria OSF-IT (Optronique Secteur Frontal-Identification et Télémétrie) da Thales e Sagem e a capacidade de emprego de novos sistemas de armas.
Até hoje, a DGA recebeu 121 dos 180 caças contratados, compreendendo 38 da configuração monolugar Rafale M para a operação a partir do navio porta-aeronaves R91 FS "Charles de Gaulle" da Marinha Francesa, e 44 na configuração monolugar Rafale C e 39 na configuração bilugar Rafale B para a Força Aérea Francesa. A Lei de Programação Militar 2014-2019, refere que até ao final da vigência do documento, serão incorporadas 26 aeronaves. O 4º lote estará constituído por 25 aeronaves da configuração Rafale C, 25 da configuração Rafale M e 10 da configuração Rafale M.
Em 2020, a França terá ao seu dispor 215 caças entres os Rafale, o Mirage 2000-5 e o Mirage 2000D.
A realização do Rafale é principalmente assegurada pela Dassault Aviation mas conta ainda com outros parceiros locais incluindo a Safran, Thales e MBDA. Estas trabalham já no Rafale de próxima geração.(Victor M.S. Barreira)

Fotografia: A Marinha e a força aérea receberão aeronaves Rafale com novas tecnologias (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.