Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

França reactiva esquadrão para o A400M Atlas


O dia 1 de Setembro marcou a reactivação no seio da Força Aérea Francesa do Esquadrão de Transporte 1/61 "Touraine". A unidade que operará a partir da Base Aérea Nº123 de Orléans-Bricy será responsável por operar as aeronaves de transporte A400M Atlas. Criado em 1947, o Esquadrão de Transporte 1/61 "Touraine" foi provisoriamente extinto em 2012. A Tomada de posse do Comandante do esquadrão terá lugar no próximo dia 17 de Setembro.

A Base Aérea Nº123 acolhe ainda os esquadrões de transporte 03.061 "Poitou" e 02.061 "Franche-Comté" que operam as aeronaves C-160R Transall e C-130H Hercules respectivamente; a unidade MEST (Multinational Entry into Service Team); a unidade de operações especiais CPA 10; e unidades de comando e apoio.

Com vista a receber o A400M Atlas foram efectuadas diversas melhorias e construídas diversas instalações nomeadamente um centro de treino do A400M Atlas com simuladores da Thales Training Systems e Rheinmetall Defence, uma estação eléctrica, novas redes de distribuição de combustíveis e energia eléctrica, hangares de grande dimensão, uma nova torre de controlo, e foi realizadas a extensão da placa e introduzidas melhorias em algumas das pista de apoio.

Nos próximos anos serão desenvolvidos trabalhos de reforço da pista principal, extensão da placa principal e reforço e extensão da pista táctica.

A Francesa DGA (Direction Générale de l'Armement) contratou ao fabricante Airbus Defence and Space um total de 50 aeronaves de transporte táctico A400M Atlas através da OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en matière d'ARmement). Foram já recebidas quatro unidades, a última no passado dia 13 de Agosto. Até ao final do ano, espera-se que sejam recebidas mais duas unidades.

A Alemanha, Bélgica, Espanha, Luxemburgo, Malásia, Reino Unido e Turquia e Malásia foram as outras nações que também adquiriam a aeronave.

Fotografia : A400M Atlas da Força Aérea Franca na Base Aérea de Orléans-Bricy (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.