Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

França opera com drones Reaper em África

(defensa.com) Os veículos aéreos não tripulados General Atomics Aeronautical Systems Incorporated MQ-9 Reaper Block 1 da Força Aérea Francesa iniciam operações na região Africana do Sahel ainda durante o mês de Janeiro, depois de terem sido recebidos em França no dia 18 de Dezembro e logo depois encaminhados para Cidade de Niamey, no Níger.

Estima-se que os sistemas de longo raio de ação e média altitude operados pelo Esquadrão "1/33 "Belfort" da Base Aérea 709 de Cognac-Châteaubernard, efetuarão missões de recolha de informações, reconhecimento e vigilância nos teatros de operações do Mali e República Centro-Africana, onde presentemente operam forças militares Francesas.

A aquisição dos sistemas não armados, responde as prioridades inseridas no Livro Branco da Defesa e Segurança Nacional aprovado pelo Chefe de Estado Francês François Hollande em Abril de 2013. Nesse âmbito, a Lei de Programação Militar 2014-2019 prevê a aquisição de 4 sistemas com o total de 12 aeronaves. Até à chegada do sistema de armas, a Força Aérea Francesa operava apenas o sistema Harfang da Airbus Defence & Space, ou SIDM (Système Intérimaire de Drone MALE) como é também designado.

A França solicitou em 2013 aos Governo dos Estados Unidos através da Defense Security Cooperation Agency  (DSCA) uma possível venda de 16 aeronaves e 8 estações terrestres.

Duas unidades e uma estação de comando e controlo foram contratadas pela DGA (Direction Générale de l'Armement) Francesa através do procedimento Norte-Americano de vendas militares ao exterior. Os MQ-9 Reaper Block 1 e Heron-TP da Israel Aerospace Industries (IAI) foram os dois sistemas considerados pela França para suprir uma necessidade existente, acentuada com as recentes operações militares no continente Africano.

O sistema está equipado com um radar Lynx de abertura sintética e indicação de movimentos, um sistema eletro-ótico MTS-B, meios de identificação amigo ou inimigo, e equipamentos de navegação e comunicações. A versão armada permite o lançamento de munições guiadas e mísseis anti-carro do tipo AGM-114 Hellfire.(Victor M.S. Barreira)

Fotografia: MQ-9 Reaper Block 1 com as cores Francesas (G.Rozier/Armée de Terre/EMA).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.