Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

França envia Rafales à Índia para os exercícios Garuda 5

A Força Aérea Francesa envia para a Índia quatro de seus jatos de combate Rafale para participar nos exercícios anuais Garuda 5, manobra que terá lugar de 3 a 13 de Junho, na base de Jodhpur. O componente francês será integrado pelos quatro aviões, além de uma aeronave de reabastecimento KC-135, e um total de uma centena de pessoas.

Durante estes exercícios “Garuda 5” as aeronaves francesas podem enfrentar os, SU -30 MK1, Mig-27 ou os Mig-21 índios, recriando operações de superioridade aérea, defesa e ataque a objetivos de alto valor ou combates aéreos próximos. Desta forma, os pilotos podem enfrentar a aeronave e as táticas do adversário.

Todo mundo sabe que a presença dessas aeronaves na Índia poderia criar um incentivo para impulsionar o programa MMRCA, parado enquanto se aguarda a conclusão das eleições em meados de maio. Índia está em negociações para comprar 126 caças Rafale, mas o processo tem sido mais lento pelo desejo indiano que a maioria das aeronaves sejam fabricadas em seu país.

Confrontam-se os interesses das Forças Armadas, de um lado, as que desejam adquirir já o avião e, de outro, os que condicionam a compra à transferência de tecnologia e o desenvolvimento de uma base industrial no país, especialmente num ambiente pré-eleitoral que posterga qualquer avanço. (JNG)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.